terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Celular causa câncer?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o uso do celular por mais de 30 minutos por dia aumenta o risco de causar câncer no cérebro porque as ondas eletromagnéticas emitidas pelo aparelho podem gerar mutações nas células cerebrais, dando origem ao câncer, especialmente na região temporal, próxima ao ouvido.
Para diminuir o risco do desenvolvimento de câncer cerebral, é recomendado diminuir o uso dos aparelhos celulares e dar preferência ao uso de auriculares ou do sistema de viva voz do próprio celular quando estiver falando com alguém, além de evitar manter o aparelho muito próximo do corpo, como nos bolsos e, quando dormir, deixá-lo a uma distância de meio metro.
Segundo a pesquisa, um indivíduo que passa cerca de 30 minutos falando ao celular diariamente em um período de 10 anos pode ter 40% a mais de chances de desenvolver câncer cerebral. No entanto, este assunto ainda provoca alguma polêmica porque são necessários mais estudos que confirmem estes dados.

Referência Bibliográfica

OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. What are the health risks associated with mobile phones and their bae stations? Acesso em Nov. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário